Capacitação de suporte básico de vida para docentes de uma escola municipal com ênfase no atendimento primário à crianças e adolescentes: um relato de experiência
Autores: Manuela Pereira Gonçalves, Erica Istefni Oliveira Silva, Lúcia Aparecida da Silva, Ana Caroline
Campos, Aldeir Pinheiro Silva, Bruna Antunes de Oliveira, Kêmily da Costa Barreiros, Regina Mendonça Peixoto, Éder Júlio Rocha
de Almeida.
Categoria: Relato de Caso.
Basic life support training for teachers of a municipal school with emphasis on primary care for
children and adolescents: an experience report
RESUMO
Objetivo: Promover capacitação de docentes de uma instituição de ensino sobre primeiros socorros conforme a Lei
Lucas nº 13.722/18. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, acerca da
capacitação de professores e demais funcionários em uma escola da rede pública municipal. Resultados: O projeto foi
idealizado pelo professor orientador, abordado através da disciplina de urgência e emergência, com enfoque na Lei nº
13.722/18, onde houve quatro etapas de elaboração. Conclusão: O treinamento de suporte básico de vida, para
profissionais de instituições de ensino, possui um grande potencial para os educadores e demais colaboradores destas,
possibilitando o enfrentamento das situações de emergência que necessitem de ação imediata, sendo condutas
importantes tanto para meio profissional dos educadores, quanto para atuações no âmbito pessoal.
Descritores: Primeiros Socorros; Educação Infantil; Educação em Enfermagem.
ABSTRACT
Objective: To promote training of teachers at an educational institution on first aid in accordance with Lucas Law nº
13.722/18. Methods: This is a descriptive study of the experience report type, about the training of teachers and other
employees in a municipal public school. Results: The project was conceived by the guiding professor, exactly through
the discipline of urgency and emergency, with a focus on Law nº 13.722/18, where there were four stages of
elaboration. Conclusion: Basic life support training, for professionals from educational institutions, has great potential
for parents and other colleagues, allowing them to face emergency situations that require immediate action, being
important behaviors both for the professional environment of educators, as well as for personal actions.
Descriptors: First Aid; Child Education; Nursing Education.
Como citar este artigo:
Gonçalves MP, Silva EIO, Silva LA, Campos AC, Silva AP, Oliveira BA, Barreiros KC, Peixoto RM, Almeida EJR. Capacitação de suporte básico de vida para docentes de uma escola municipal com ênfase no atendimento primário à crianças e adolescentes: um relato de experiência. Rev. Eletr. Evid & Enferm. 2023;9(1):1-7. Disponível em: https://www.revistaevidenciaenfermagem.com.br/l/capacitacao-de-suporte-basico-de-vida-para-docentes-de-uma-escola-municipal-com-enfase-no-atendimento-primario-a-criancas-e-adolescentes-um-relato-de-experiencia/