Práticas educativas para prevenção de lesão por pressão: relato de experiência

12/03/2020

Autores: Ane Caroline Ribeiro Faria, Adna Ferreira Cardozo

Categoria: Relato de experiência

Educational practices for pressure injury prevention: experience report

RESUMO

Objetivo: Descrever um relato de experiência sobre prática educativa relacionada à prevenção de lesão por pressão em um hospital particular de Contagem, MG, Brasil. Métodos: Trata-se de um relato de experiência que utilizou a Estimativa Rápida de Pesquisa para subsidiar as ações educativas em saúde. A coleta de dados foi realizada no mês de abril de 2018 pelas próprias pesquisadoras. Relato de experiência: Acompanhantes e visitantes foram orientados com finalidades de evitar o surgimento de complicações que venham a comprometer o estado geral do paciente. Grande parte dos familiares desconheciam as ações de prevenção das lesões por pressão. Com isso, foi criado estratégias que incentivassem tal prática no ambiente hospitalar. Conclusão: As práticas educativas foram bem aceitas entre os familiares, pacientes e profissionais ressaltando a importância das práticas educativas em saúde para prevenção das lesões por pressão.

Descritores: Lesão por Presão, Prevenção Segundária, Gestão de Riscos, Comunicação

ABSTRACT

Objective: To describe an experience report on educational practice related to the prevention of pressure injury in a private hospital in Contagem, MG, Brazil. Methods: This is an experience report that used the Rapid Research Estimate to support educational actions in health. Data collection was performed in April 2018 by the researchers themselves. Experience Report: Accompanying persons and visitors were advised that to avoid the appearance of complications that may compromise the patient's general condition, a change of position is performed every 3 hours. Most family members were unaware of actions to prevent pressure injuries. Thus, strategies were created to encourage such practice in the hospital environment. Conclusion: Educational practices were well accepted among family members, patients and professionals, emphasizing the importance of health education practices for the prevention of pressure injuries.

Descriptors: Pressure Ulcer, Secondary Prevention, Risk Managemen

COMO CITAR ESTE ARTIGO:

Faria ACR, Cardozo AF. Práticas educativas para prevenção de lesão por pressão: relato de experiência. Rev. Eletr. Evid & Enferm. 2020;6(1):49-54. Disponível em: https://www.revistaevidenciaenfermagem.com.br/l/praticas-educativas-para-prevencao-de-lesao-por-pressao-relato-de-experiencia/